domingo, 24 de novembro de 2013

ARTPOP

Eu encomendei o CD na saraiva dia 09/11, sendo que ele estrearia dia 11/11. A Saraiva postou no twitter que o fornecedor atrasou as entregas então ele só chegou dia 22/11. 
 Fontes: x x x x 

Na primeira semana nos EUA, ARTPOP vendeu 260 mil cópias e 553 mil no mundo. Muitas pessoas disseram que era um grande flop (fracasso), pois os little monsters disseram que seria o álbum do milênio. Born This Way (BTW), o álbum anterior da cantora vendeu 1,1 milhão na primeira semana, mas estava com uma promoção no iTunes de 0.99. 
Foram estimados valores cada vez mais baixos a partir da segunda semana de vendas do álbum. A MTV disse que quando voltasse aos palcos da turnê ela voltaria para sua zona de conforto, mas não agora.
Eu li em algum site que Gaga está em constante mudança, de acordo com uma crítica, e que esse novo estilo não teria chamado atenção de muitas pessoas. 
Foi aí que parei pra pensar. Bad Romance tem 500 milhões de visualizações, nenhum outro vídeo da Gaga tem tudo isso. Até minha avó, que não gosta de Lady Gaga sabe o refrão, "ÔÔÔ o oooooh, nanana bad romaaance". Se eu fosse a Gaga, pensaria: O que fiz em Bad Romance que atingiu todo esse sucesso e como posso fazer de novo?
Mas aí que está. Ela não quer voltar atrás, quer avançar, quer tocar em assuntos que não tocou, quer mudar seu estilo, adquirir novas personalidades e principalmente: Juntar a arte com o pop. 
No meu post sobre o vídeo de Applause eu disse que Gaga faz referencias à Andy Warhol, o pai do Pop Art. Ela até teve um alter ego no começo da carreira chamado Candy Warhol. "Ele acreditava que o POP era Arte de qualidade", disse ela em 2009. "Eu acredito na mesma coisa".
Junto com a Era ARTPOP tudo muda, inclusive o estilo da Gaga. Enquanto liberava as músicas aos poucos, em sua primeira performance da música Gypsy em uma versão piano, Gaga estava usando uma lente azul, delineador e rímel branco e um bigode. 

Aí já vem aquela enxurrada de críticas, dizendo que ela só quer chamar atenção. Boa parte das pessoas que diz isso não sabe de onde ela sai com essas ideias.

Salvador Dalí e Gaga
A principal inspiração de Gaga para o look foi o pintor Salvador Dalí, o espanhol conhecido por suas pinturas surrealistas. E não foi a primeira vez que Gaga se mostrou fã de sua arte. Em 2009 ela fez uma performance de Speechless para a Rainha, sim, para a Rainha em um piano consideravelmente alto.

Adivinha de quem é essa pintura?

A tentação de Santo Antônio de Salvador Dalí 1946
Mais inspiração, dessa vez voltada para a literatura e o cinema, em uma performance de Applause Gaga se vestiu de Dorothy de 'O Mágico de Oz' no programa Good Morning America esse ano, fazendo várias trocas de roupa e peruca e cantando um pedaço da música 'Somewhere Over the Rainbow', com seus dançarinos vestidos de Leão, Homem de Lata e Espantalho.

É claro, abordando temas polêmicos como sexo e drogas, há músicas no álbum como Sexxx Dreams e Mary Jane Holland (cuja imagem promocional no YouTube era uma folha de Maconha). Incluindo algo novo, como participações com os rappers Twista, Too $hort e T.I. e o sumido R. Kelly na música 'Do What u Want (With my Body)', que de acordo com a própria Gaga terá um clipe polêmico.
+ ONTEM, dia 24/11 ela fez uma performance dessa música no America Music Awards. Você consegue imaginar quem ela está representando? 


Não posso falar de todas as músicas, pois o álbum só foi lançado a umas duas semanas, e não sei o que a Gaga vai aprontar. Sendo fã sei que ela é imprevisível. Mas eu gostei muito do álbum, achei ousado, divertido, dançante, triste e feliz ao mesmo tempo e forte. 
Não sei se as outras pessoas pensarão como eu, mais se todo o álbum for o sucesso que foi Applause os críticos estarão todos errados :) .
Ame seus ídolos, não ligue para as críticas.
Beijo pros fãs (e pros haters!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?