Há tempos queria fazer um bolo de chocolate com café, pesquisei algumas receitas e acabei chegando a esta aqui. Depois que já tinha tudo que precisava para o bolo, notei que na relação dos ingredientes não tinha ovo. Daí pensei "Gente, não pode!", e acrescentei 2 ovos por conta própria, que era a quantidade que tinha na geladeira também, hehehe
Aumentei a quantidade de café solúvel porque achei que era muito pouco, mas mesmo assim, seu sabor no bolo pronto ficou muito discreto. Se quiser um gosto mais forte de café, sugiro acrescentar mais um pouquinho ;)
Dito isso, chega de blá blá blá e bora pra receita!
O que leva:
- 2 ovos
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de açúcar refinado
- 1 xícara de chá de chocolate em pó
- 1 xícara de chá de leite morno (usei desnatado) - dissolvi o café solúvel no leite para incorporar à receita!
- 4 colheres de sopa de margarina derretida
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 colher de sopa de café solúvel
Como faz:
Obs: antes de começar a receita, unte e enfarinhe sua forma (usei uma retangular) e pré-aqueça o forno por um período de 10 a 15 minutos.
Basicamente: bate tudo no liquidificador. Mas, comece pelos ingredientes líquidos: os ovos, a manteiga, o leite com o café solúvel já dissolvido e posteriormente adicione a farinha de trigo, o açúcar e o chocolate em pó. Bata bem pra mistura ficar homogeneizada. Por fim, acrescente o fermento e bata mais uma vez, rapidamente, só para incorporá-lo à massa. Pronto, agora é só colocar pra assar!
Não se esqueça de mudar a temperatura do forno para a temperatura de bolos, de 180º-220ºC. Aqui em casa demorou 20 minutos pra ficar pronto, com o forno pré-aquecido por 10 minutos. Desliguei o forno e ainda deixei o bolo lá dentro por mais 5 minutinhos!
Não teve foto do passo a passo como geralmente gosto de fazer porque fiquei sem saber se ia dar certo, em função das alterações que fiz por conta própria na receita, mas...
Tadá! Num é que deu, gente! XD
Esse bolo é traiçoeiro: ele cresce, mas depois murcha e fica com esse aspecto "enrugado" e com uma espessura mais fina, mas não se preocupe, é assim mesmo, e ainda fica com essa casquinha meio crocante que dá um toque todo especial pra receita. Nham, nham!
Façam aí e não deixem de me contar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?