quarta-feira, 24 de julho de 2013

Receitinha - Bolinho de Baunilha com Pedaços de Chocolate Meio Amargo e Coco



Eu estou numa fase meio "invencionista" na cozinha, ando mudando as receitas por conta própria, alterando uma coisa aqui e outra ali, e foi justamente isso que aconteceu com esse bolinho. Queria usar o coco e uma barra de chocolate meio amargo que tinha aqui em casa, em uma massa de bolo de baunilha. Daí encontrei uma receita base, mas mudei algumas coisas: diminuí a quantidade de óleo, de açúcar, de essência (eram 3 colheres de sopa! o.O) e acrescentei os dois itens que citei anteriormente.
O bolinho ficou muito gostoso, a textura ficou ótima, marido adorou e a receita entrou pro caderno de culinária da casa, então vamos ver como faz? Bora lá!

O que leva:

- 2 ovos
- 1/3 xícara de chá de óleo
- 1 xícara de chá de leite morno (usei desnatado)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 e 1/2 xícara chá de açúcar refinado
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 barra de 130g de chocolate meio amargo picado
- 1 pacotinho de 50g de coco úmido e adoçado
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Como faz:

Obs: pra fazer os bolinhos, usei uma forma para cupcakes, mas aquelas formas de silicone ou de alumíno também funcionam bem. Antes de começar a receita, coloque as forminhas de papel nos "buraquinhos", pique o chocolate grosseiramente e pré-aqueça o forno por um período de 10 a 15 minutos.


1) Bata na batedeira, ligeiramente, os ovos, o óleo, o leite e a essência de baunilha para homogeneizar.
2) Acrescente à mistura, o açúcar e a farinha de trigo previamente peneirados. Bata na batedeira por 5 minutos.
3) Acrescente o chocolate picado, o coco e o fermento. Misture manualmente para homogeneizar.
4) Coloque a massa nas forminhas (eu uso uma colher de porcionar sorvete pra fazer isso) deixando o espaço de cerca de um dedo pra massa crescer, e coloque pra assar.


Não se esqueça de mudar a temperatura do forno para a temperatura de bolos, de 180ºC-220ºC. Aqui em casa demorou 15 minutos pros bolinhos ficarem assados, aí desliguei o forno e os deixei lá dentro por mais 5 minutinhos pra dar mais uma coradinha.
Essa receita rendeu 20 bolinhos.

Obs: como dá pra ver na primeira foto, ficou um pouco da forminha sobrando na parte de cima. Eu acabei colocando menos massa do que deveria e o crescimento do bolinho foi insuficiente pra ocupar todo o espaço. Logo, se caso você aumentar a quantidade de massa por forminha, o rendimento deve reduzir um pouco ;)

Tadá!


A trilha sonora é das antigas de novo!

Gimme Shelter - Rolling Stones (1969)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?