quarta-feira, 1 de maio de 2013

Desventuras!

Você conhece a palavra 'aventura'? O dicionário define como um feito extraordinário, algo que é memorável e merece ser relatado, uma coisa incrível e inusitada. Se você não conhece a palavra 'desventura', bom, é o contrário disso tudo.
Imagine um monte de desventuras ocorrendo com três crianças, que coisas terríveis podem acontecer? Um monte, tanto que daria um bom livro. E não é que já existe?

Desventuras em Série é uma saga de 13 livros que conta a história dos irmãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny que perderam seus pais em um terrível incêndio que também destruiu sua casa. Seu novo tutor, o Conde Olaf quer tomar a fortuna que herdaram dos pais de qualquer forma e a fuga deles desse terrível homem criou vários infortúnios. Que gerou novos tutores, confusões e coisas infelizes. 
E você deve estar pensando: Por que diabos eu vou ler uma coisa triste?
Simplesmente por puro masoquismo. Eu comecei a ler e não parei mais. As histórias são super interessantes, é legal ver como os três sempre dão um jeito nas coisas. É uma série de infanto-juvenil, por isso é meio infantil. Mas eu adoro livros assim.
E uma curiosidade: O autor dos livros, Lemony Snicket é um personagem das histórias! Ele também sofreu por causa do Conde Olaf e perdeu sua amada Beatrice. Na sua biografia ele conta a história da sua vida e dá pra entender melhor as coisas. É tudo um grande enigma. Na verdade o autor é o Daniel Handler. 

E, é claro, mais uma coisa que me chamou a atenção foram as ilustrações do Brett Helquist; Eu adoro ilustrações e depois de descobrir a série acho que me apaixonei. Sempre procuro coisas extras que não saíram no livro, tipo essa aí acima (é do primeiro livro, O Mau Começo).
Essa é a lista da coleção:
1- Mau Começo. 
2- A Sala dos répteis
3- O Lago dos sanguessugas
4- Serraria Baixo-Astral
5- Inferno no colégio interno
6- O Elevador Ersatz
7- A cidade sinistra dos corvos
8- O Hospital Hostil
9- O Espetáculo Carnívoro
10- O escorredor de gelo
11- A gruta Gorgônea
12- O penúltimo perigo
13- O Fim

Cada livro tem mais ou menos umas 200 páginas. Eu adoro. 
E você já deve ter visto passando na Globo o filme Desventuras em Série, com a Emily Bowling e o Jim Carrey. 
O filme é sobre os três primeiros livros, e apesar de ser legal não chega aos pés dos livros, o Jim Carrey fez o Conde Olaf parecer uma coisa cômica, o que não acontece nos livros nem por uma vez. Ele é detestável e o Jim é carismático. Mas eu recomendo, se você gostar do filme, talvez goste dos livros.
Então, se desaventure!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?