sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mário Quintana

Desde que era pequena e ganhei um livro de poemas do Mário Quintana, me apaixonei por ele. Por isso, selecionei meus textos favoritos dele para compartilhar com vocês. Espero que gostem!


Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...



Poeminha do Contra
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!



Da felicidade
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


Três amores... Quem me deu
Tão estranha sorte assim?
Três amores, tenho-os eu
E nenhum me tem a mim!


Viver [do livro Lili inventa o mundo]
Vovô ganhou mais um dia,
sentado na copa, de pijama e chinelos, enrola o primeiro cigarro
e espera o gostoso café com leite. 
Lili, matinal como um passarinho, 
também espera o café com leite.
Tal e qual vovô.
Pois só as crianças e os velhos conhecem
a volúpia de viver dia a dia,
hora a hora, 
e suas esperas e desejos nunca se entendem
além de cinco minutos...


Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?